Saúde e Bem Estar

DSC_2645

Bichectomia: famosas aderem à cirurgia para afinar o rosto

Por: Luciana Flores

Você se olha no espelho e se incomoda com as bochechas um pouco “arredondadas”? Tenta utilizar várias técnicas de maquiagem para afinar o rosto e mesmo assim não fica como você deseja, igual às famosas da telinha? Pois saiba que, na verdade, as estrelas, muitas vezes, usam uma técnica cirúrgica para conseguir esse efeito. É a chamada “bichectomia”.

O procedimento funciona como uma redução da parte interna da bochecha para afinar o rosto e que já foi utilizada por muitas personalidades que você vê por aí.Entre elas, segundo Vitorio Maddarena, cirurgião e diretor da Clínica Maddarena, em São Paulo, estão as beldades Angelina Jolie, Megan Fox, Vitoria Beckham, Madonna entre outras. De acordo com o especialista, a cirurgia tem o objetivo de reduzir as chamadas “bolas de bichat” (corpo adiposo bucal, ou seja, massa de gordura das bochechas), deixando o paciente com a aparência de mais magro.

A técnica leva cerca de 30 minutos para ser realizada, quando feita por profissionais experientes. A anestesia pode ser local ou geral. A cirurgia consiste em fazer dois cortes dentro da boca – na parte interna da bochecha -, um de cada lado com cerca de 1 a 2 centímetros. Nesse espaço vai ser retirada a gordura. A recuperação do paciente leva, aproximadamente, de 7 a 15 dias.Mesmo sendo uma intervenção considerada simples, Vitorio ressalta que como qualquer cirurgia, também existem alguns riscos na “bichectomia”. Um deles é o corte acidental de algumas estruturas que são importantes na região da bochecha, como a do chamado “ducto parotídeo”.

Este que, de acordo com o especialista, é responsável por transportar a saliva produzida pelas parótidas (glândulas na frente das orelhas – as da caxumba).Um erro nesta cirurgia pode comprometer ainda vasos sanguíneos e nervos. “Cortar uma dessas estruturas acidentalmente pode levar a sérias implicações, como hematomas, perda de movimentos, com consequente rosto “torto” e fístula salivar, ou seja, a saída de saliva por lugares errados”, afirma o cirurgião.Aliás, ele alerta ainda que a retirada completa das “bolas de bichat” pode causar dificuldade de sucção, como ao tomar refrigerantes em canudinhos ou mesmo chupar uma fruta, como uma laranja.

Fonte: MSN

02-02-2015