Gourmet

size_810_16_9_bolo-no-pote-yes-bolo

Empreendedor aposta em ideia da filha e vende bolo no pote

Por: Luciana Flores

São Paulo – O empreendedor Wallace Tonon tem experiência na área de doces e sobremesas. Ele é dono de duas redes de franquias do setor, a Showcolate e a Santo Churro. Porém, é na ideia de sua filha mais nova Amanda, de 16 anos, que ele mais aposta hoje para alavancar os negócios.

Amanda sempre adorou fazer bolos e conheceu na internet a moda dos bolos no pote: em vez de comer uma fatia do doce, a ideia é fazer bolos unitários em potinhos. A novidade foi apresentada ao pai, que adorou a ideia. Surgiu assim a Yes Bolo, marca que teve sua primeira loja inaugurada neste mês.

“As pessoas adoraram a ideia. Vendemos uma média de 150 unidades por dia, sem ter feito nenhuma divulgação. O público é principalmente feminino. A mulherada fica louca quando vê os bolos”, comemora Tonon.

Apesar da experiência como empreendedor, Tonon conta orgulhoso que foi sua filha quem liderou a concepção do negócio. “Ela foi comigo a São Paulo para as reuniões com a chef de cozinha e foi ela quem decidiu os sabores que colocaríamos à venda”, afirma.

A família vive em Belo Horizonte, mas decidiu abrir as primeiras lojas da marca na capital paulista. “Optamos por São Paulo pelo potencial. É o maior mercado do Brasil”, explica. No total, a marca vende 11 sabores: brigadeiro, beijinho, prestígio, morango, mousse de limão, bem casado, sonho de valsa, leite ninho, nutella, pão de mel e o chocotone trufado (sabor especial de Natal).

Para iniciar o negócio, Tunon investiu 750 mil reais. Segundo o empreendedor, o maior desafio do negócio foi fazer o produto em larga escala, sem perder o gosto de bolo caseiro. Para isso, a Yes Bolo conta com a parceria de uma fábrica em São Paulo.

A primeira loja da marca foi inaugurada no Shopping Santa Cruz e já há uma segunda unidade em funcionamento. Para 2016, há previsão de uma terceira inauguração. Tunon também prepara o negócio para uma expansão via franchising – a meta é ter 15 unidades franqueadas até o fim de 2016. As outras duas empresas do empreendedor também são franqueadoras.

“A receptividade por parte dos shoppings tem sido excelente. Geralmente é muito difícil conseguir um quiosque em dezembro, mas eles estão interessados”, conta Tunon. Segundo o empreendedor , já há 31 interessados em franquias da marca.

Para abrir uma franquia da Yes Bolo será necessário desembolsar 109 mil reais de investimento inicial. Ainda não há uma média de faturamento por unidade, mas o empreendedor conta que o faturamento mensal da primeira unidade, aberta neste mês, ficará em torno de 50 mil reais.

Mariana Desidério, de EXAME.com

26-12-2015